que significa "e chamou" Como vimos esse livro é para aqueles que Deus chamou. Fala sobre o Chamado de Deus. Viver apartir do falar dEle.
Coloquei a forma como é escrita no hebraico não apenas por curiosidade, mas para mostrar um detalhe muito interessante que os rabinos usam na interpretação deles. O hebraico é lido da direita para esquerda, logo a ultima letra é o ALEPH א . Essa letra é a primeira letra do alfabeto hebraico, ela não tem som. No Hebraico as letras também representam números. O Aleph corresponde ao menor valor numérico.
Na escrita normal o Aleph deveria ter sido escrito do mesmo tamanho que as outras letras. Mas nos manuscritos, o Aleph foi escrito bem menor que as outras letras.
Como os judeus creêm que a Palavra foi soprada letra por letra, então os escribas copiaram de manuscrito em manuscrito exatamente como estava no original.
Por ser uma letra sem som, e de baixo valor, e a primeira do alfabeto, eles creêm que isto fala de todos os que Deus chamou, desde o maior até o menor, desde o mais velho até a mais tenra criança. É uma forma de enfatizar que é para TODOS em realidade.
Por essa letra ter sido escrita menor que as outras, eles interpretam que isso significa que Deus falou de forma mansa e suave (lembra o cicio suave, lá de Elias, quando buscou Deus na caverna).
Isso é um contraste com Êxodo, pois em Êxodo Deus falou do monte, com fogo e fumaça, som estridente, Seu caráter santo, sua ira contra o pecado, ficaram evidentes. Em Êxodo uma coisa é clara, não tem como o homem pecador se relacionar com esse Deus santo sem ser consumido.
Êxo 33:5Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.Em Êxodo Deus fala a partir do monte, de onde sai o fogo da lei - Dt 33:2 Disse ele: O Senhor veio do Sinai, e de Seir raiou sobre nós; resplandeceu desde o monte Parã, e veio das miríades de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. Sim a conclusão de Êxodo é que se Deus não pode andar com esse povo duro, ou irá consumí-los. Então Moisés intercede, a aliança é confirmada e começam as instruções para a construção do Tabernáculo.
Em Levítico Deus fala a partir do Tabernáculo, o lugar onde Deus habitava em graça.
Deus podia estabelecer ali a sua habitação, pois estava rodeado de todos os lados por aquilo que representava brilhantemente o fundamento das suas relações com o povo.
O Tabernáculo é um tipo da encarnação de Cristo, onde pelo cumprimento da justiça a misericórdia triunfa sobre o juízo.
E assim começa Levítico, Deus nos chamando para uma vida a partir da voz dEle. Para ter comunhão com Ele, e isso é possível pois Cristo cumpriu a justiça de Deus, tornando Deus propício a nós.

Nenhum comentário:
Postar um comentário