quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Levítico e Romanos 12:1-2

Rom 12:1-2Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (2) E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
Lev 1:1-2Ora, chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da revelação, lhe disse: (2) Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas do gado, isto é, do gado vacum e das ovelhas. 
Por muitos anos da minha vida eu li o livro de Levítico por obrigação. Na minha cabeça era um livro sem revelação nenhuma. Completamente natural, para ensinar um povo regras básicas de higiene e expor como era o culto, os ritos antes de Cristo. Achava chato todo aquele "sangue" aqui, e ali, na roupa, no dedão, no altar, no véu, etc. Achava repetitivo... Por fim nunca levei Levítico a sério, nunca alimentei nenhuma expectativa de ouvir Deus falar através dele, por fim nunca o tratei devidamente como Palavra de Deus.
Mas, estudando Romanos, ao chegar no capítulo 12 que fala da nossa resposta ao evangelho de Deus, vi que a resposta que Deus espera de nós, a única resposta adequada, digna para a tão grande salvação que nos foi dada é o nosso culto, e o culto verdadeiro é oferecer-se como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
A Bíblia explica a Bíblia e aqui percebi que se de fato eu queria entender, receber iluminação, tocar na revelação desse verso, então eu precisava recorrer a Levítico.
Pois assim como Romanos 12:1-2 falam da nossa resposta ao que Deus fez por nós, da vida que Deus espera que os salvos vivam. Assim Levítico é o livro que expressa a resposta que Deus espera de nós depois de nos ter tirado do Egito, de qual deve ser o nosso modo e alvo de vida (Sede santos, porque Eu Sou Santo, diz o Senhor). O povo foi tirado do Egito para prestar culto a Deus.
Levítico ensina como oferecer a Deus um culto agradável a Deus.

O que é culto?A palavra traduzida por culto do hebraico ‛ăbôdâh e do grego latreia, significam serviço. No texto original, no livro de Êxodo a proposta é muito clara. O povo está na casa da servidão
Êxo 2:23 No decorrer de muitos dias, morreu o rei do Egito; e os filhos de Israel gemiam debaixo da servidão; pelo que clamaram, e subiu a Deus o seu clamor por causa dessa servidão.Essa palavra servidão é a mesma palavra traduzida por culto.
Êxo 12:25 Quando, pois, tiverdes entrado na terra que o Senhor vos dará, como tem prometido, guardareis este culto. 
‛ăbôdâh significa trabalhar/trabalho, servir/serviço, ministrar/ministração, cultivar/lavoura, escravizar/servidão. Normalmente essa palavra era usada para serviços do campo, por isso em português se preferiu traduzir por culto, que vem de cultivar. Cultuar significa servir a Deus, se oferecer para trabalhar na lavoura de Deus, Cultivar para Deus!

A Proposta de Deus é fazer uma troca de senhorio. Sair da servidão do Egito para voluntariamente se entregar por amor, para servir ao único e verdadeiro Deus.
 latreia também significa trabalhar, literalmente prestar homenagem religiosa, serviço a Deus, adoração. Como podemos de fato homenagear, dar tributo a Deus, pela salvação que dEle recebemos?
Tendo uma vida que produza frutos para Deus!
Irmãos, muitos de nós diz que vai ao culto para receber. A idéia é a oposta, cultuar a Deus é dar, oferecer.
Êxo_5:3 Então eles ainda falaram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos, pedimos-te, ir caminho de três dias ao deserto, e oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus, para que ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada.Êxo_23:15A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias;
Êxo_34:20 o jumento, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas se não quiseres resgatá-lo, quebrar-lhe-ás a cerviz. Resgatarás todos os primogênitos de teus filhos. E ninguém aparecerá diante de mim com as mãos vazias.
Você tem essa preocupação de ter algo para oferecer a Deus?Outro ponto é que culto não é uma reunião, culto é um estilo de vida. Uma vida inteira oferecida para servir a Deus, esse é o culto que é agradável para Ele.Se você vai ao culto pensando em receber simplesmente e não em oferecer, então o culto não é para Deus é para você mesmo.
  O culto, ou o serviço a Deus é aquilo que Deus requer do homem.

Isaías 6 é uma demonstração clara de como um culto é (as partes do culto) e a sua finalidade. (continua)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário