Vimos que culto não é um momento mas um estilo de vida.
Que cultuar é oferecer algo a Deus, pois ninguém deve comparecer à presença dEle de mãos vazias.
Por que estamos oferecendo algo a Deus?
Porque culto, adoração é a resposta à revelação do que Deus é e fez por nós em Cristo Jesus!
Por isso se usa em Romanos 12:1 a palavra "racional". Isso não significa que culto é algo feito no campo da razão, pois é uma atividade espiritual, tem origem no espírito.
Racional quer dizer que culto deve ser feito com entendimento. Ninguém adora o que não conhece, pois culto é resposta à revelação. Se você entendeu o que Deus fez por você em Cristo, tudo o que você recebeu em Cristo, então não existe outra resposta a ser dada, se não se oferecer.
Como posso responder dignamente a tão grande misericórida, graça e amor de Deus que me salvou?
Uma canção seria suficiente?
Um dia na semana seria suficiente?
Certamente nem uma vida inteira seria suficiente para agradecer o que Deus fez por nós em Cristo Jesus.
Vejamos Isaías 6 que mostra os elementos e o propósito de um culto.
Isa 6:1-8 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. (2) Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. (3) E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. (4) E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. (5) Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! (6) Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; (7) e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. (8) Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Vemos no verso 2 a 4 adoração. A revelação e exaltação dos atributos de Deus. Sua soberania, Sua glória, Sua santidade.
No verso 5 vemos a convicção e confissão em arrependimento dos pecados (reconhecendo, eu sou pecador, como posso me aproximar de Deus?)
Também fala de uma visão clara do mundo que está condenado pelo pecado.
verso 6 e 7 É a visão da graça de Deus, que queima a nossa impureza. Fomos perdoados e purificados. A graça não é desculpa para pecar, mas fogo de Deus que nos purifica de toda impureza, contaminação do nosso pecado.
Verso 8 a chamada ao Serviço, a oferta, a consagração.
Todo encontro com Deus completo deve chegar a ouvir a "Necessidade" do Senhor. O que Deus está requerendo de nós. O Serviço. isso é adoração integral completa. Ele viu a glória de Deus, o caráter santo de Deus, o seu pecado, o pecado do mundo, experimentou a graça que o salvou, purificou, e agora se oferece para servir, cultuar, adorar, obedecer a Deus, pois Ele é digno do nosso amor, devoção, adoração e obediencia!
Muitos hoje estão ofertando coisas exteriores simplesmente. ofertam dinheiro, ofertam fazendo votos de cortar cabelo, andar descalço, vestir roupa de pano de saco. Mas Jesus morreu na Cruz para construir realidade espiritual em nossas vidas. confundem as sombras do antigo Testamento com as realidades espirituais que estão à nossa disposição em Cristo Jesus.
Miq_6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?
Heb 13:15-16 Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. (16) Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
1Pe_2:5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
Sim somos chamados a oferecer sacrifícios espirituais. Sacrifícios de louvor, fazer o bem, repartir com outros, praticar a justiça...Andar humildemente com o teu Deus!!!! Tudo que tenho, e tudo o que sou é teu Seu, para te servir! Para produzir fruto para Ti.Junto com os meus irmãos cantamos louvores a Ti. Vendo a Tua glória possa eu a cada dia prosseguir dizendo e vivendo: Eis me aqui! Envia me a mim!Glória a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário