quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Levítico a grandiosidade de Deus revelada


A grandiosidade de Deus revelada no livro de Levítico:

Cristo é revelado no Tabernáculo

Cristo é revelado no Sacerdote

Cristo é revelado nos sacrifícios.

A estonteante verdade de Deus habitando no meio do seu povo.

O testemunho de Deus estabelecido – Não apenas os Israelitas, mas todos podiam ver a nuvem e a coluna de fogo que conduzia o povo no deserto, e ouviam a forma como a mão do Senhor poderosamente livrou Israel do Egito e deu vitória sobre outros povos.

O Padrão da vida dos chamados – “Sede santos por que Eu sou Santo”.

Como tratar com o pecado –  Em toda a sua extensão: desde o arrependimento do pecado na consciência, até a confissãdo pecado cometido através do corpo.

 A tenda da congregação:

Vindo no meio do povo na plena revelação do seu caráter, como no Sinai iria apenas consumir o povo num momento. Ex 33:5  Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.

Mas, no tabernáculo, dentro do véu – figura da carne de Cristo - Hb 10:20  pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,

 Ele tomou o seu lugar sobre o propiciatório, onde o sangue da expiação se apresentava à Sua vista e satisfazia as exigências da Sua natureza, o sangue que justificava o fato de Deus habitar no meio deles - Heb 9:13  Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,

 Levítico mostra a união da perfeita santidade com a perfeita graça o que caracteriza a graça.

Deus é santo tanto no monte quanto no tabernáculo, e sua santidade está ligada ao fogo consumidor, e a condenação dos pecadores.

Mas, a Sua santidade é revelada de forma plena na salvação dos pecadores - Lc 2:14  Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.

Eze 36:23  e eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos.

 A lei era a declaração dos que os homens deveriam ser antes que Deus pudesse ter prazer neles.

Mas, quando o Filho ocupou o Seu lugar como homem na terra, o céu pôde exprimir todo o Seu prazer naquele cuja pessoa e obra puderam ligar a glória divina com a bem-aventurança humana da maneira mais perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário