sábado, 10 de novembro de 2012

Nabal - O marido tolo









A vida de Nabal foi encurtada por não ouvir a sua esposa Abigail. O nome Nabal significa tolo. Mostra um casal composto por uma mulher sábia e o marido tolo, por não dar ouvidos à sua mulher.


Nabal é apresentado como um homem que tem tudo, menos sabedoria.

Era rico. Suas posses estavam no monte Carmelo, que significa campo frutífero. É um lugar de provisão para quem caminha no deserto. Sua esposa é Abigail. O significado do seu nome é: Meu pai é alegria (a idéia é fonte de alegria). Ela é declarada como mulher sensata e formosa (v.3). Apesar de ter tudo isso, Nabal era tolo. “o homem porém, era duro, e maligno nas suas ações

1Sm 25:21 “ Ora, Davi tinha dito: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, de sorte que nada lhe faltou de tudo quanto lhe pertencia; e ele me pagou mal por bem”.

Davi após a morte de Samuel vindo pelo deserto, estando próximo ao Carmelo gentilmente serviu de proteção aos pastores de Nabal durante todo o tempo que esteve na redondeza, então pediu educadamente a Nabal, por provisão. Nabal negou ajuda e destratou os servos de Davi. Em resposta Davi se preparou para atacar Nabal. O verso 17 deixa bem claro o caráter obstinado de Nabal – o tolo é alguém que não ouve ninguém.

Abigail foi avisada da tolice de seu marido. E prontamente foi ao encontro de Davi com generosidade.

Abigail se humilhou diante de Davi, tomou sobre si a iniquidade de seu marido. O restante do texto é tão claro que dispensa comentários. Confira a colheita diante de Deus de Nabal por sua tolice e a de Abigail por sua sabedoria.

1Sa 25:32-39  Ao que Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!  (33)  E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão!  (34)  Pois, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel que me impediu de te fazer mal, que se tu não te apressaras e não me vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.  (35)  Então Davi aceitou da mão dela o que lhe tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua face.  (36)  Ora, quando Abigail voltou para Nabal, eis que ele fazia em sua casa um banquete, como banquete de rei; e o coração de Nabal estava alegre, pois ele estava muito embriagado; pelo que ela não lhe deu a entender nada daquilo, nem pouco nem muito, até a luz da manhã.  (37)  Sucedeu, pois, que, pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe contou essas coisas; de modo que o seu coração desfaleceu, e ele ficou como uma pedra.  (38)  Passados uns dez dias, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu.  (39)  Quando Davi ouviu que Nabal morrera, disse: Bendito seja o Senhor, que me vingou da afronta que recebi de Nabal, e deteve do mal a seu servo, fazendo cair a maldade de Nabal sobre a sua cabeça. Depois mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário