terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nosso relacionamento com a Palavra parte II

Como é que você cresce sem ter uma Palavra queimando no coração?


E essa Palavra queimando no coração vem quando você se enche da Palavra pela meditação, pelo estudo, pelo ouvir... Não importa o meio pelo qual a Palavra veio até você, o importante é que haja a Palavra queimando no seu coração, se não há Palavra queimando, também não há crescimento.

a Palavra do Senhor fala que somos como os animais limpos, as ovelhas. No Velho Testamento, tinha os animais considerados limpos e os animais imundos, somos animais limpos, somos ovelhas. E sabe o que caracteriza o animal limpo na Bíblia? É o animal que rumina, ruminar é comer a mesma comida mais de uma vez. Isso traduz uma realidade espiritual muito importante, porque a Palavra do Senhor, você não apenas a come, você come e depois come de novo, e depois outra vez.

A Palavra nos fala da parte sólida. Até conseguimos ficar mais tempo sem ela, mas é ela que nos dá de fato a consistência, que sustenta o dia a dia.


Se a Palavra de Deus encontrar em nós, a terra boa, adubada, molhada pelo espírito, naturalmente ela vai frutificar e vai mudar você. Não precisa esforçar. É a Palavra acolhida com mansidão, como diz Tiago, é a Palavra recebida por um coração sedento, quebrantado, disposto a aceitar, um coração que quer ser moldado à vida e à pessoa de Cristo, que quer ser transformado que te muda!

A meditação na palavra é o processo pelo qual você vai ficar impregnado da Palavra e ela vai se tornando mais do que uma letra para você, mas uma revelação viva do próprio Deus.


É pela meditação que você sai de um aprendizado mental e entra em um entendimento espiritual; e é somente o entendimento espiritual que tem poder para transformar você.

Deus criou a nossa alma com a seguinte característica: a alma foi criada de uma maneira que ela nos transforma naquilo que nós mais a sujeitamos

Quando eu leio um mesmo texto da palavra por uma, duas, dez, vinte vezes, esta palavra vai ficar impregnada dentro de mim e eu, naturalmente vou me conformando a ela, porque é assim que a minha alma funciona.

Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto está escrito; porque então, farás prosperar o teu caminho e então, prudentemente te conduzirás.”


Não é automática esta ação da Palavra. Li de qualquer maneira e pronto, estou sendo transformado. Marca as seguintes palavras: falar - meditar - fazer.


1º - Não cesses de falar

É falar a Palavra para que ela tenha poder para mudar a sua vida, reprogramar os seus conceitos, os seus valores, sua maneira de ver a vida, mudar a sua mente, as opiniões erradas do que nós temos. Para que Deus aumente a sua semelhança a Ele e você seja a cada dia alguém através de quem Deus pode cumprir seus propósitos.

2º - Meditar na Palavra

Você pega o mesmo texto com o desejo de receber de Deus e lê, uma, duas, três vezes e aquela palavra vai entrando em você e ela começa a agir na sua vida e você começa a ver coisas que você antes não via, você começa a entender verdades que você antes não entendia e principalmente, começa a existir dentro de você uma fé que antes não existia; fé começa a brotar de dentro de você. Você começa a entender aquele texto não mais apenas com a sua mente, mas o seu espírito é tocado por aquela verdade e quando isto acontece aquela palavra tem o poder de transformar, de conformar você a ela.

3º - Fazer

Praticar a palavra é fazer tudo aquilo que ela diz: faça. E não fazer tudo aquilo que ela diz: Não faça.

Nós somos transformados pela nossa dieta: pelo comer a Palavra e beber o Espírito.

Mas para comer e beber tem que ter fome e sede.

Uma das coisas mais terríveis no meio da igreja hoje é que muitas pessoas não têm fome por Jesus. Há fome por prosperidade, fome para resolver seus problemas, fome para se livrar de lutas e tribulações. Não há mal nisso, mas precisamos ter fome de Jesus, pela pessoa de Jesus, fome de experimentá-lo, fome de ser transformado à imagem dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário